MARCADORES

domingo, 8 de dezembro de 2013

Os Escritores da Quadrilogia


De acordo com as pesquisas, Ted Elliott é coprodutor, junto com Terry Rossio (argumentista e produtor cinematográfico; bacharelato em Artes e Comunicação - com ênfase na rádio, televisão e cinema; na Universidade Estadual da Califórnia), do Wordplay (conhecido como Wordplayer.com), um dos principais sites de roteiros na Internet. Em 2004, o escritor foi diretor do Writers Guild of America (até 2006). No ano seguinte, Ted Elliott concorreu à presidência da Writers Guild of America, mas perdeu para o escritor de animação Patric Verrone.
Juntos, Ted Elliott e Terry Rossio escreveram alguns dos filmes americanos mais sucedidos dos últimos quinze anos, como Godzilla, Sinbad: Legend of the Seven Seas, Antz, The Puppet Masters, Small Soldiers, Aladdin, Instant Karma, The Legend of Zorro, The Mask of Zorro, Piratas do Caribe (a Maldição do Pérola Negra, o Baú da Morte, no Fim do Mundo e Navegando em Águas Misteriosas); The Road to El Dorado, Little Monsters e Shrek. Terry Rossio participou como argumentista em Déjà Vu, A Lenda do Tesouro Perdido, e, A Lenda do Tesouro Perdido II.
Com o filme Shrek, Ted Elliott recebeu duas indicações para o Prêmio Nébula (melhor script) e para o Oscar (melhor roteiro adaptado). Terry Rossio foi vencedor do Annie e do BAFTA (ambos como melhor guião adaptado), e recebeu quatro indicações, sendo três (Prêmio Nébula, Prêmio Discover, Prêmio Saturn) como melhor guião, e, uma indicação para o Oscar como melhor guião adaptado.


O primeiro filme da série, Piratas do Caribe - a Maldição do Pérola Negra, deu a Ted Elliott duas indicações para o Prêmio Hugo (melhor apresentação dramática) e para o Prêmio Bram Stoker (melhor roteiro). Terry Rossio recebeu uma indicação para o Prêmio Bram Stoker (melhor argumento).
O site ainda afirma que os escritores compararam o Capitão Jack Sparrow com o personagem Pernalonga e com Groucho Marx, nos comentários do primeiro filme da franquia.
Para interpretar o personagem, o ator Johnny Depp se baseou no guitarrista do Rolling Stones, Keith Richards (que fez o papel do pai de Jack Sparrow no terceiro e quarto filme da série), e no personagem de desenho animado Pepe Le Pew (do Looney Tunes). Segundo a fonte, é possível que Johnny Depp tenha se baseado no ator Errol Flynn (que fez o personagem Peter Blood no filme Capitão Blood, lançado em 1935). O mesmo site afirma que Johnny Depp disse que imaginou os piratas como os "astros de rock de seus dias", transmitindo a busca da liberdade que o personagem Jack Sparrow buscou em toda a sua vida.
A interpretação do personagem Jack Sparrow, deu a Johnny Depp uma indicação ao Oscar de melhor ator (Sean Penn levou o Oscar com o filme Sobre Meninos e Lobos) em 2003, que segundo as pesquisas é uma raridade para papel cômico. E também uma indicação ao Globo de Ouro da mesma categoria. [Fotografias: Reprodução.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário